A DEUS
MENSAGEM 1: No corre-corre de nossa vida diária, esquecemos tantas vezes de Te agradecer. Obrigado Senhor, pelos nossos pais e amigos, por todos aqueles que entraram na nossa história de vida e nos ensinaram a crescer, a ser mais humanos. Pelo término desta jornada, o mais sincero agradecimento a Ti, que nos confiaste a vida. Agradecemos-Te por tudo que fomos, somos e ainda seremos e, principalmente, por nunca nos ter deixado nos momentos difíceis e por nos ter permitido chegar até aqui.
MENSAGEM 2: Hoje, mais do que nunca, compreendemos a existência de uma força maior... Sabemos que essa força nos ajudou a seguir por este caminho que chegou ao fim. Sabemos também que será essa mesma força que nos fará seguir sempre em frente por qualquer caminho! A Deus, que trouxe ao mundo a lei do amor, oferecemos nossas vidas e pedimos sua bênção para a nova jornada que se inicia. Se vencermos, alguém esteve conosco. Se nada conseguirmos, Ele continuará junto a nós. Se persistirmos juntos, veremos realmente que quem nos fez continuar sorrirá para nós, mesmo que Dele, na felicidade, nos tenhamos esquecido.
MENSAGEM 3: Concedei-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas. Vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez; aceitando que as dificuldades constituem um caminho à paz; aceitando, como Ele aceitou este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse; confiando que Ele acertará tudo, contanto que eu me entregue à Sua vontade; para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele, eternamente, na próxima. Amém!
AOS PAIS
MENSAGEM 1: A vocês devemos tudo que somos hoje. Nos ensinamentos da vida, foram mestres. Na nossa caminhada, ensinaram-nos a agir com dignidade, honestidade e respeito. Como lição, aprendemos ainda a ser responsáveis e humanos. Com seus exemplos, aprendemos a ser perseverantes e justos. Com carinho, dedicação e amor, crescemos. Sempre apoiados, aprendemos a lutar e enfrentar os obstáculos. Amadurecemos. Dificuldades foram ultrapassadas, vitórias foram conquistadas e alegrias divididas. Acreditaram em nós e hoje somos frutos dessa confiança. Uma etapa foi cumprida e uma nova fase se inicia. Futuras realizações estão por vir. Neste instante, gostaríamos de parar e agradecer: OS PASSOS APOIADOS NA INFÂNCIA; OS CONSELHOS PROFERIDOS NA ADOLESCÊNCIA; OS ENSINAMENTOS DE TODA A VIDA... A vocês, nossa sincera homenagem e eterna gratidão.
MENSAGEM 2: Nesse dia especial, oferecemos a vocês a nossa vitória... Vocês que tanto confiaram em nossos passos, dando-nos créditos para acertarmos e errarmos. Vocês que souberam acolher-nos quando a tarefa se mostrava árdua, impulsionando-nos a superar obstáculos, comemorando com o mesmo entusiasmo cada uma de nossas tentativas, cada conquista nossa. A vocês, exemplos de vida e força, agradecemos a possibilidade de realização de um grande sonho.
MENSAGEM 3: A vocês nossos amigos, companheiros e confidentes, que hoje sorriem orgulhosos ou choram emocionados, que muitas vezes, na tentativa de acertar, cometeram falhas, mas que inúmeras vezes foram vitoriosos, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. A vocês que compartilharam os nossos ideais e os alimentaram, incentivando-nos a prosseguir na jornada, nos mostrando que o nosso caminho deveria ser seguido sem medo, fossem quais fossem os obstáculos. Nossa eterna gratidão vai além de nossos sentimentos, pois vocês cumpriram o dom divino. O dom de ser Pai, o dom de ser Mãe. (Seus Filhos)
MENSAGEM 4: Saibam que nos momentos de dificuldades que enfrentamos no decorrer do curso, a nossa perseverança foi motivada pela certeza de que o nosso sonho era compartilhado por vocês. A nossa oratória é insuficiente para traduzirmos a gratidão que sentimos, por isso resumimos tudo em uma frase: Nós amamos vocês.
AOS PAIS AUSENTES
MENSAGEM 1: A vós, os grandes ausentes desta quadra de nossas vidas, que partistes tão cedo de nosso convívio, deixando em nossas entranhas a indelével mácula da saudade; mas que, não obstante, do universal silêncio nos guiais a mão incerta. A vós, que fazeis reluzir a vossa luz imortal diante de nossos vastos horizontes; que em segredo, esse segredo impenetrável da eternidade, nos recompenseis o amor que por vós nutrimos... A vós, pais ausentes, queremos dizer neste dia: obrigado! Um obrigado cálido, úmido de lágrimas...
MENSAGEM 2: Neste momento, alguém que gostaria de estar conosco está ausente. Mas a lembrança da sua presença e o som da sua voz sopram suaves na memória, num murmúrio efêmero de saudade. De sua ausência resta comigo a recordação, o exemplo e o eterno agradecimento, além do pesar por não poder abraçá-lo agora e compartilharmos juntos a alegria da tarefa cumprida.
MENSAGEM 3: Pequenas serão as palavras diante dos sentimentos que temos em nossos corações, principalmente num momento como este. Só temos a agradecer tudo o que fizeram por nós, mesmo não estando presentes, em corpo (efêmera ilusão), temos a certeza de que em algum lugar vocês torcem por nós em vibrações de harmonia perfeita que nos dão forças para continuarmos nesta luta.
MENSAGEM 4: A vocês que sempre compartilharam os nossos sonhos e desalentos, vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, incentivando-nos a prosseguir a jornada, fossem quais fossem os obstáculos; que mesmo, às vezes, distantes fisicamente, mantiveram-se ao nosso lado, lutando pelo nosso sucesso, dedicamos essa conquista com a mais profunda admiração e gratidão. E aos que não mais aqui se encontram, a lembrança afaga a saudade. Obrigado meu pai! Obrigado minha mãe!
AOS QUE AMAMOS
MENSAGEM 1: “A você que, por vezes, permitiu que tratados e compêndios substituíssem seu ósculo de amor pelo amplexo do conhecimento. Que me ofertou não só odes de incentivo, mas seu próprio exemplo de certeza e fé em minha vitória incondicional. A você, luz no crepúsculo de minhas claudicações e no alvorecer de meu sucesso, meu muito obrigado por, acima de tudo, me ensinar a ser feliz.” (Aldo Melo Filho)
MENSAGEM 2: “Perdoem a cara amarrada, perdoem a falta de abraço. Perdoem a falta de espaço. Os dias eram assim. Perdoem por tantos perigos, perdoem a falta de abrigo, perdoem a falta de amigos. Os dias eram assim. Façam a festa por mim.” (Ivan Lins e Victor Martins)
MENSAGEM 3: Nós queremos apenas dizer que sabe o quanto foi difícil conviver com tantas ausências, caras feias, esperas, impaciências, sufocos, cansaços, carinhos interrompidos, frustrações pela expressão do amor adiado. Dizer ainda como foi importante compartilhar com vocês nossas conquistas, deslumbramentos, alegrias, excitações e expectativas por nossos projetos, vivência... nosso crescer. Pelo fato de hoje termos alcançado o nosso objetivo... obrigado. Vocês foram companheiros e amigos, esteio na nossa exaustão, ânimo em nossas incertezas, impulso de nossas ansiedades. A vocês cabe uma parcela deste grau que ora conquistamos. Por isso, nosso carinho e amor.
MENSAGEM 4: Você foi presença na minha solidão, respeitou profundamente a minha maneira única de ser. A sua companhia, o seu sorriso, as suas palavras e mesmo a sua ausência foram expressões de amor profundo. Um muito obrigado por todas aquelas vezes que você me ouviu e deu o seu apoio. As alegrias de hoje também são suas, não importa quantos nomes você tenha.
AOS AMIGOS
MENSAGEM 1: Nas páginas da saudade estão gravados: desavenças, reconciliações, cochichos ao pé do ouvido, compreensão mútua. A vivência foi à aurora desse enredo. No pensamento e no reencontro a lembrança visualiza o tempo. Cada folha uma história. Cada momento uma alegria. Neste livro que eterniza a vida, todo amigo retorna uma lágrima... Pois venha o que vier, qualquer dia amigo eu volto a te encontrar.
MENSAGEM 2: Este é o início de uma nova etapa em nossas vidas. Todos os momentos que compartilhamos permanecerão para sempre em cada um de nós. Não é um adeus... Não é uma despedida... Foram muitos anos... Juntos lutamos, vibramos, até choramos... Fomos amigos... Somos amigos... Partimos e ficamos... Ficamos na lembrança de cada um... Nós mesmos nos dizemos até breve. Fica o desejo de BOA SORTE e FELICIDADE. Fica a promessa do encontro...
MENSAGEM 3: Do trote a formatura, como passou rápido. No começo éramos apenas colegas, alguns por longas horas de estudos, outros companheiros de baladas, cada um com o seu jeito peculiar de ser. Entre tantas discussões com o passar dos anos começamos a conhecer uns aos outros e o mais importante aprendemos a nos respeitarmos. A amizade foi crescendo a partir de então. Agora restam-nos as lembranças de momentos bom e outros nem tanto, mas que valem a pena como lição. É hora de dizer a deus, a separação é eminente, os verdadeiros amigos sempre serão lembrados, jamais ficaram como um simples passado, pois há reencontros. Um novo caminho começa a ser trilhado. " Flávia Fenali "
AOS MESTRES
MENSAGEM 1: Ser mestre não é apenas lecionar, ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor. O agradecimento sincero aos mestres e amigos, aos somente mestres e àqueles que, com seus problemas e dores humanas, não foram amigos e nem mestres, mas que também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto.
MENSAGEM 2: ...o mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não vos convidará a entrar na mansão de seu saber, mas antes vos conduzirá ao limiar de vossa própria mente. Àqueles que dedicaram seu tempo e sua experiência para que nossa formação fosse também um aprendizado de vida, nosso carinho e nossa homenagem.
MENSAGEM 3: Nossa eterna gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal supremo, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência. Ensinando, abnegaram dos seus interesses particulares em nosso favor. Convivendo, tornaram-se amigos, transmitindo suas experiências que auxiliaram na nossa formação. Foram eles, também, os responsáveis pela concretização do sonho alimentado ao longo dos anos. E, graças aos seus ensinamentos, sentimo-nos mais preparados para o exercício da nossa profissão.
AOS PACIENTES
MENSAGEM 1: Que estranho modelo de ensino o do paciente! A tipicidade do olhar de quem pede e se desculpa de pedir. A evasiva de quem pensa não merecer. O gesto de decepção de quem não pode agradar com a patologia mais rara. E ainda tantos, depois de tanto tempo, aprendem nele. Paciente amigo, nós também, como é de costume há muitos séculos, nos acercarmos de ti. Nossa perplexidade, naquele momento, não foi por causa de tua estranha pessoa, pessoa-espantalho, mas porque ansiávamos por aprender a qualquer custo. Hoje, porém, é outro momento. Como o melhor modelo de gente e não simples modelo de ensino, não podendo estar presente à nossa festa, prestamos a ti, a nossa homenagem.
MENSAGEM 2: Diante de nossa inexperiência, você se mostrou paciente e compreensivo. Com nossas mãos trêmulas tocamos o seu corpo, que você nos oferecia confiante. À sua presença, por sua importância, parecíamos grandes e sábios. Hoje, com o conhecimento e consciência, vemos com tristeza que você continua aqui, confiado a tantos outros. Tenha a certeza de que sua imagem está afixada em nossa lembrança. Agradecer é pouco, muito pouco, porém em sinal da nossa amizade é o que fazemos no momento.
MENSAGEM 3: A vocês que nos aceitaram sem nos ter escolhido, que nos respeitaram, quando pouco podíamos fazer, que assistiram com tanta paciência aos nossos primeiros passos, que na sua humildade, nos confiaram os seus segredos e sofrimentos, e que, enfim, acabaram por nos ensinar a paciência, o respeito e a simplicidade. Talvez a nossa ajuda tenha sido pequena diante do universo carente em que você corajosamente vive, mas ajudá-lo representou para nós uma magnífica lição de amor e fraternidade. Muito Obrigado.
MENSAGEM 4: Para aqueles que... Muitas vezes depositaram tantas esperanças em nossas mãos inexperientes e, com tamanho desprendimento, confiaram a nós a sua própria saúde, na certeza de que o pouco que poderíamos oferecer seria de grande valor... Mesmo percebendo nossa insegurança tiveram paciência com os erros porventura cometidos e também vibraram de felicidade com os nossos acertos... Com um singelo sorriso demonstraram tamanha satisfação perante o nosso trabalho, fazendo-nos sentir vitoriosos e orgulhosos por termos aprendido a lição... Ao se entregarem aos nossos cuidados permitiram que deixássemos de ser apenas acadêmicos para que nos tornássemos médicos. A todos eles o nosso mais profundo agradecimento.
AO CADÁVER DESCONHECIDO
MENSAGEM 1: Ao ser que com certeza cumpriu o ciclo de vida, nasceu, cresceu, reproduziu e morreu, que teve aqui neste mundo seus afazeres, sua família, não sabemos de onde era, quais eram seus costumes ou o que fez aqui, mas certo estamos que mesmo pós-morte contribuiu para nosso crescimento profissional emprestando seu corpo para que nele estudássemos e descobríssemos as maravilhas da criação Divina na perfeição da fisiologia humana e na sua anatomia, nossos agradecimentos!
MENSAGEM 2: Ao curvar-te com a lâmina fria de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e esperança daquela em que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens. Por certo amou, foi amado e sentiu saudades dos que partiram. Acalentou e esperou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe... Mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade que por ele passou indiferente. Este é o lugar em que a morte se ufana em socorrer a vida!
MENSAGEM 3: Aquele sobre cujo peito não se derramaram lágrimas de saudades, sobre cujo ataúde não se jogaram flores, de cujo nome não se soube, sobre cujos feitos não se escreveu a história, mas cuja lembrança, em nós, haverá de ser eterna como a saudade, grande como altruísmo, eloqüente como o seu gesto, dando tudo à mesma humanidade que tudo lhe negou em vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário